TORNADOS
Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h
ASSUSTADOR
O tornado deixou seis pessoas mortas.
Um vídeo registrou o tornado que atingiu o Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na última sexta-feira (7). Os ventos chegaram a 330 km/h.
Imagens do circuito de segurança da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, registraram a formação da supercélula que deu origem ao tornado. O local fica a cerca de 5 quilômetros da área onde o fenômeno passou.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no vídeo do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu é possível ver a supercélula atravessando a cidade, com o tornado se formando em seu interior.
O fenômeno foi classificado como de categoria F3 na escala Fujita, com ventos entre 300 km/h e 330 km/h, e provocou grandes danos no município. O tornado deixou seis pessoas mortas.
LEIA TAMBÉM
O Simepar também confirmou outros dois tornados no Estado, em Guarapuava e em Turvo, ambos de categoria F2, com ventos de até 250 km/h e 200 km/h. As análises contaram com apoio de radares, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo.
Segundo o Simepar, o calor, a umidade e a variação dos ventos em diferentes altitudes criaram um ambiente favorável para a formação de tempestades severas e tornados no Paraná.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
TORNADOS
URGENTE
Alerta meteorológico
PARANÁ EM ALERTA!