FORTE TEMPESTADE

Vendaval no Paraná: microexplosão atinge cidade e provoca estragos

As rajadas de vento passaram de 100 km/h durante a tempestade

vendaval-em-dois-vizinhos
Imagem ilustrativa. (JULITO RIBAS/ARQUIVO)

Um vendaval em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, provocou estragos na tarde desta sexta-feira (21). De acordo com a MetSul, a cidade pode ter sido atingida por uma microexplosão atmosférica

De acordo com a Prefeitura, o forte vendaval afetou, principalmente, os bairros Centro Norte, Jardim Itália, Jardim Marcante, Jardim da Colina e Margarida Galvan.

Durante a tempestade severa, foram registradas quedas de árvores sobre ruas e carros. Além disso, diversos imóveis ficaram sem luz e houve notificações de destelhamentos de casas e pavilhões.

Vendaval em Dois Vizinhos

Conforme a MetSul, as rajadas de vento passaram de 100 km/h durante a tempestade. “As imagens sugerem fortemente que Dois Vizinhos foi atingida por um fenômeno que é conhecido como microexplosão atmosférica”, diz o instituto.

LEIA TAMBÉM

A tempestade aconteceu após um dia de extremo calor no Oeste e no Sudoeste do Paraná, onde as temperaturas chegaram a 36°C. Segundo a MetSul, as microexplosões ocorrem dentro de fortes chuvas, quando o ar resfriado por evaporação desce de forma rápida: “Quando atinge o solo, espalha-se em todas as direções, formando ventos violentos”, diz.