VENTOS FORTES!

Curitiba registra vendaval com rajadas de quase 80 km/h

O vendaval provocou falta de luz em Curitiba!

ventos-fortes-curitiba-dezembro
Foto: Gilson Abreu/AEN

Os ventos fortes que atingiram Curitiba na última quarta-feira (10) chamaram atenção pela intensidade e pelos transtornos causados em diversas regiões da cidade.

Mesmo sem chuva, as rajadas fortes surpreenderam pela velocidade, afetando praticamente todas as regiões da cidade. 

Ventos fortes atingiram Curitiba nesta quarta-feira (10)

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as medições do dia enquadram o episódio como um vendaval, já que, pela Escala Beaufort, rajadas acima de 62 km/h são classificadas dessa forma.

Os dados registrados ao longo do dia mostram a força do fenômeno. O Simepar mediu 65,2 km/h às 13h30, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 73 km/h por volta das 15h, uma das maiores intensidades da tarde. 

LEIA TAMBÉM

As estações da Prefeitura de Curitiba também apontaram valores expressivos: no Boa Vista, a máxima chegou a 68,4 km/h às 11h20; no Boqueirão, os ventos alcançaram 72 km/h às 8h50, repetindo o mesmo índice às 12h30 e às 13h30; e no Cajuru, a rajada registrada foi de 59,8 km/h às 15h30.

Caximba registou a maior rajada do dia em Curitiba

Outras regiões de Curitiba também sentiram os ventos fortes. Confira:

  • Curitiba – CIC (Prefeitura): 50,8km/h às 13h50
  • Curitiba – Alto da XV (Prefeitura): 65,9 km/h às 11h30
  • Curitiba – Pinheirinho (Prefeitura): 67,3 km/h às 13h40
  • Curitiba – Portão (Prefeitura): 72 km/h às 13h
  • Curitiba – Santa Felicidade (Prefeitura): 70,2 km/h às 15h30

No entanto, a força dos ventos foi mais intensa no Tatuquara, com 76 km/h às 15h50 e no Caximba, que teve a maior rajada do dia, com 76,7 km/h às 13h.

Ventos fortes causam falta de luz em Curitiba

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), equipes de manutenção e operação seguem mobilizadas para restabelecer a eletricidade de 190 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. 

“Deste total, 152,9 mil estão no Leste do Estado, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral”, informou a companhia. A extensão dos danos exigiu reforço de equipes e manobras emergenciais na rede para tentar normalizar o fornecimento o mais rápido possível.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.