NOVIDADE
Novo parque alagável em Curitiba vai enfrentar mudanças climáticas
NOVA ESTAÇÃO
Será um início de verão típico
O verão começa quando? A estação mais quente do ano já iniciou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério Sul do planeta. Com a posição da Terra mais perto do Sol, os dias ficam mais longos que a noite.
De acordo com o Prognóstico Climático de Verão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a La Niña terá duração mais curta. O fenômeno geralmente provoca fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul. Porém, a probabilidade das condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março e cai para 40% entre fevereiro a abril de 2025.
Na região Sul, a previsão do Inmet é de que as chuvas permaneçam na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, principalmente, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os primeiros dias do verão no Paraná serão quentes e instáveis.
LEIA TAMBÉM
“O primeiro dia do verão será bem característico, ou seja, o tempo fica abafado no Paraná e com chuvas preferencialmente a partir da tarde. Em alguns setores, as instabilidades podem perdurar até o período noturno, o que é uma situação comum nesta época do ano”, diz.
O meteorologista reforça que será um início de verão típico, com tempo abafado e chuvas principalmente no período da tarde. “Esquenta mais nas regiões Oeste e Noroeste […] para os próximos dias, não há expectativa de mudança significativa nessas condições do tempo”, relata.