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A primeira obra do lote 1 das novas concessões de rodovias do Paraná começou nesta quarta-feira de manhã: a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, entre os municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Colombo .
Devem ser investidos R$ 170 milhões na obra e a previsão é que a conclusão aconteça em 2027. Nessa fase, serão duplicados 16,76 quilômetros, com a construção e readequação de viadutos para melhorar o fluxo e a segurança no acesso aos bairros ao redor da rodovia. No total, o trecho terá sete novos viadutos.
O governador Ratinho Junior participou do evento que deu início às obras, juntamente com ministro dos Transportes, Renan Filho, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Ratinho Junior reforçou que o um sonho se transformou em realidade com o início da obra: “Com o início das obras no Contorno Norte, as pessoas passam a ver esse projeto se materializar, com essa importante duplicação, além de novos viadutos, trincheiras, melhorias da segurança que integram o maior projeto rodoviário da América Latina, com um volume de investimentos sem precedentes e impacto direto na vida das pessoas e na economia paranaense”, afirmou o governador.
A obra vai ser executada pela concessionária Via Araucária, vencedora do leilão do Lote 1 do sistema rodoviário do Paraná.
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Em seu discurso, o ministro dos Transportes disse que o Paraná está no centro do maior ciclo de concessões rodoviárias da história do Brasil. “Só no Estado, estão previstos R$ 120 bilhões em investimentos, sendo que R$ 60 bilhões já foram contratados. Esse projeto do Contorno Norte de Curitiba, que hoje inicia suas obras, simboliza essa nova fase”, declarou Renan Filho.
A duplicação integra o Lote 1, que engloba 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais e vai receber R$ 13,1 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. O lote inclui trechos da BR-277, entre Curitiba e Guarapuava, e da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, além dos contornos Sul e Norte da Capital. As intervenções incluem duplicações, implantação de vias marginais, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego.
A PR-418 tem papel estratégico para Curitiba e cidades da Região Metropolitana, conectando a região da capital paranaense com importantes ligações a outros estados, como São Paulo e pontos do Sul do Brasil. Além disso, por estar localizada em uma área metropolitana, a rodovia tem fluxo intenso de veículos pesados, leves, motocicletas e pedestres, o que reforça a importância de investir em obras que melhorem o tráfego e a segurança dos usuários. E os benefícios vão além: as obras vão promover a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
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