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Principais trechos começas em Palmeira e Irati
As obras de duplicação da BR-277 em Palmeira, nos Campos Gerais, e em Irati, no Centro-Sul do Paraná, tiveram início nesta terça-feira (16) e marcam mais um avanço na modernização da infraestrutura rodoviária do Estado.
Ao todo, serão 27,5 quilômetros duplicados, dentro do Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, administrado pela Via Araucária.
A duplicação da BR-277 será executada em dois trechos distintos. Em Palmeira, com pequeno segmento em Porto Amazonas, as obras abrangem 10,4 quilômetros, entre os km 164 e 175 da rodovia.
O projeto inclui a implantação de uma faixa adicional próxima à praça de pedágio, a construção de uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e dois viadutos, localizados nos km 164 e 172.
Já em Irati, o segundo trecho contempla 17,1 quilômetros de duplicação, entre os km 249 e 266. Além das novas pistas, estão previstas vias marginais, um viaduto de acesso e retorno no km 249 e outros três viadutos nos km 255, 257 e 261.
As intervenções têm como objetivo principal reduzir acidentes, especialmente colisões frontais, e garantir mais fluidez ao tráfego.
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Além das melhorias viárias, o projeto prevê a implantação de áreas de descanso para caminhoneiros, com estrutura completa, incluindo Wi-Fi, chuveiros, banheiros e áreas de convivência, contribuindo para um trânsito mais seguro e para melhores condições de trabalho aos motoristas profissionais.
A expectativa é também de geração de empregos e atração de novos investimentos, como a ampliação industrial anunciada em Irati, com aporte de R$ 100 milhões.
Atualmente, as equipes da concessionária atuam na supressão vegetal, drenagem e terraplenagem, preparando o terreno para as novas pistas.
No total, serão sete novas obras de arte especiais, como viadutos e ponte, com investimento estimado em R$ 230 milhões. A previsão é que os dois trechos da duplicação da BR-277 estejam concluídos até fevereiro de 2027.
O início das obras foi autorizado após a emissão da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT), que estabelece todas as condicionantes ambientais e técnicas necessárias para a execução dos trabalhos.
A BR-277 é um dos principais corredores logísticos do Paraná e do Brasil, com mais de 700 quilômetros de extensão, atravessando cidades como Curitiba, Paranaguá, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.
A duplicação integral da rodovia, com triplicação na Serra do Mar, faz parte do maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, que soma mais de R$ 60 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.
No Lote 1, a Via Araucária administra 473 quilômetros de rodovias e deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de duplicação, faixas adicionais, acostamentos, vias marginais, ciclovias e estruturas como viadutos, passarelas e trincheiras. Ao todo, estão previstos 344 quilômetros de duplicações e 210 quilômetros de terceiras faixas.
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