Alteração no trânsito

Duplicação da BR-369: obras começam nas próximas semanas

Licença ambiental do Instituto Água e Terra já foi aprovada.

duplicação br 369
Reprodução/EPR Litoral Pioneiro

A concessionária EPR Litoral Pioneiro obteve a licença ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) para iniciar as obras de duplicação da BR-369, no trecho que liga as cidades de Jacarezinho e Cambará.

Com a autorização em mãos, a previsão é de que as máquinas comecem a trabalhar no local já nas próximas semanas, com alterações no trânsito da região.

LEIA TAMBÉM

A duplicação da BR-369 compreende, nesta primeira etapa, 18,7 quilômetros de rodovia, um trecho vital que serve como corredor de escoamento de safra e ligação estratégica entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Processo de licenciamento ambiental

O processo de licenciamento durou cerca de seis meses, prazo considerado ágil pela complexidade do projeto. Segundo o diretor-presidente da concessionária, Marcos Moreira, o sucesso da tramitação deve-se ao diálogo com a comunidade e ao rigor técnico nos estudos de mitigação ambiental.

“A concessionária priorizou sua conduta de licença social ao promover o envolvimento com a comunidade, o que foi essencial para entender as demandas e realizar os ajustes necessários no projeto”, destaca Moreira.

O que muda para o motorista?

A obra da duplicação da BR-369 é uma das mais aguardadas pelos moradores e transportadores da região.

Os principais benefícios esperados são a redução drástica de acidentes frontais em um trecho de pista simples com alto fluxo de caminhões e a maior velocidade média para o transporte de cargas entre o Paraná e São Paulo.

A obra contará com inspeções contínuas para garantir que os impactos ambientais sejam compensados conforme os parâmetros rigorosos definidos pelo IAT e pela ANTT.

Para encontrar mais serviços e informações úteis, acesse o Massa.com.br.