tempo indeterminado

Trabalhadores da Via Araucária em greve liberam pedágio na BR-277

As cancelas da praça de pedágio da BR-277, em Irati, foram liberadas, permitindo a passagem gratuita de motoristas.

greve-via-araucaria
Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Via Araucária, responsável pela manutenção de rodovias no Paraná, seguem em greve por tempo indeterminado. Como parte do protesto, os grevistas liberaram as cancelas da praça de pedágio da BR-277.

Motivo da greve dos trabalhadores da Via Araucária

Os trabalhadores reivindicam que a Via Araucária cumpra os direitos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sintrapav/PR, sindicato que representa profissionais da construção e manutenção de estradas.

Segundo os grevistas, a concessionária segue uma convenção diferente, do Sindecrep-PR, o que tem impactado negativamente os direitos dos trabalhadores.

Entre as principais reclamações estão:

  • Redução de pisos salariais e vale-refeição;
  • Substituição do pagamento de horas extras por banco de horas;
  • Ausência de benefícios, como café da manhã e lanche da tarde.

LEIA TAMBÉM

Intervenção judicial encerra protesto

Na manhã desta quarta-feira (2), os trabalhadores em greve liberaram as cancelas da praça de pedágio da BR-277, em Irati, permitindo a passagem gratuita de motoristas entre 9h e 10h30.

O ato foi interrompido após a Via Araucária conseguir uma decisão liminar de interdito proibitório, que impediu a continuidade da liberação das cancelas.

O presidente do Sintrapav/PR, Raimundo Ribeiro Santos Filho, reforçou a exigência para que a concessionária respeite os direitos da categoria, conforme era praticado anteriormente pela Ecovia, antiga operadora da BR-277.

A Via Araucária é responsável pela gestão de 473 quilômetros de rodovias no Paraná, incluindo trechos que interligam municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava.