Transporte Metropolitano

Integração temporal economiza R$ 9 milhões para a população

Apenas em março de 2025, foram registradas 68 mil integrações.

integracao-temporal-da-urbs
Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR

A integração temporal da Urbs já resultou em mais de R$ 9 milhões de economia para os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O sistema permite que passageiros façam conexões gratuitas entre ônibus metropolitanos dentro de um intervalo de 2h30, sem pagar uma nova tarifa.

Sistema beneficia milhares de passageiros por mês

Atualmente, cerca de 3 mil pessoas utilizam diariamente o benefício, segundo dados da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Desde sua implantação em 2022, o volume de integrações vem crescendo ininterruptamente, alcançando 1,7 milhão de operações no total. Apenas em março de 2025, foram registradas 68 mil integrações.

LEIA TAMBÉM

Como funciona a integração temporal Urbs

Para utilizar o serviço, o passageiro deve possuir o Cartão Metrocard. A integração ocorre automaticamente durante a troca de linhas, desde que o trajeto envolva linhas habilitadas no sistema de conexão.

As principais características do benefício são:

  • Intervalo de 2h30 para realizar a baldeação sem cobrança adicional;
  • Pontos de conexão em 13 municípios da RMC, incluindo Curitiba;
  • Destaque para o Terminal do Guadalupe, principal hub de integração;
  • Economia direta para o bolso do passageiro, sem necessidade de cadastro extra.

De acordo com o presidente da Amep, Gilson Santos, a integração temporal facilita a mobilidade urbana e promove maior eficiência no sistema de transporte público da região. “É dessa forma que otimizamos o transporte coletivo e facilitamos a vida das pessoas”, disse.