Patadestres

Curitiba pode ganhar “faixa pet” para travessia de animais: veja

A proposta prevê que a faixa seja implementada em locais de grande circulação de animais.

noticias-de-curitiba-faixa-pet
Foto: Lia Mara/ Prefeitura de Palmas - TO

Notícias de Curitiba – A capital paranaense poderá ter uma “faixa pet” para a travessia de animais domésticos e seus tutores.

A vereadora Andressa Bianchessi (União) apresentou um projeto de lei para que a medida seja implementada em Curitiba.

Notícias de Curitiba

A proposta prevê que a faixa seja implementada em locais de grande circulação de animais, como vias próximas a parques, clínicas veterinárias, pet shops, praças e áreas de lazer.

 “A ideia é proteger a vida e a integridade física dos animais, promovendo também a conscientização sobre o respeito a eles no espaço urbano”, afirma a autora.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o projeto, a “faixa pet” será identificada por placas e pinturas horizontais no solo, com símbolos de patas de animais domésticos. A vereadora sugere usar o termo “patadestre” como uma forma visual e educativa de alertar os motoristas sobre a presença ou a travessia de animais nas ruas.

“A utilização de sinais como patas de cães ou gatos nas faixas de pedestres, ‘patadestres’, alertam o motorista para a eventual presença ou trânsito de animais próximos à via, sendo um importante aliado às placas de trânsito existentes”, afirma Andressa Bianchessi.

Curitiba pode ter “faixa pet”

A iniciativa também tem como objetivo reforçar o reconhecimento dos animais como seres sencientes

A proposta está alinhada com princípios da Constituição que tratam do meio ambiente e do respeito aos seres vivos. Embora o projeto não preveja punições específicas para quem desrespeitar a travessia dos animais, ele orienta que os motoristas devem seguir a sinalização. O assunto ainda pode ser detalhado por outras leis ou regras do Código de Trânsito Brasileiro.

O projeto está em análise pelas comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba. Até o momento, passou por avaliação da Procuradoria Jurídica e da Comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda parecer do relator.

Para mais notícias de Curitiba e da categoria trânsito, acesse o Massa.com.br.