Obras no Centro
Cruzamento entre ruas movimentadas terá bloqueio para obras em Curitiba
ATENÇÃO!
As intervenções estão concentradas principalmente em eixos estratégicos de circulação.
Diversas obras estão em andamento em Curitiba no final de ano. As intervenções estão concentradas principalmente em eixos estratégicos de circulação.
Na área da Rodoferroviária, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) iniciou a Operação de Fim de Ano para organizar o fluxo viário até 5 de janeiro de 2026.
A expectativa é de cerca de 500 mil pessoas circulando pelo terminal, entre embarques, desembarques e passeios turísticos, além do movimento intenso no Mercado Municipal e no comércio do entorno.
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Agentes da Superintendência de Trânsito atuam em horários ampliados, dentro e fora do terminal, em uma região que já enfrenta mudanças por conta das obras do BRT Leste Oeste.
As intervenções do BRT provocaram bloqueios de retornos na Avenida Presidente Affonso Camargo, em vigor desde setembro. Para orientar motoristas, os desvios funcionam da seguinte forma:
Sentido bairro Centro, vindo do Cristo Rei
Saída da Rodoferroviária em direção ao Centro
O Lote 2.3 do BRT Leste Oeste prevê novo pavimento rígido, ampliação e modernização das estações tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária, além de calçadas acessíveis, ciclovias e reorganização viária.
Na Affonso Camargo, os serviços incluem drenagem, escavações, regularização do pavimento e aplicação de concreto em trechos da canaleta exclusiva do transporte coletivo.
Na Avenida Sete de Setembro, há frentes de trabalho voltadas à reconstrução de passeios, drenagem e novo asfalto. Já na Praça Eufrásio Correia, a estação tubo passa por obras que devem duplicar sua capacidade.
Outra obra em andamento em Curitiba é na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido Curitiba Pinhais. Desde o início de dezembro, o tráfego foi desviado para uma ponte recém implantada para permitir o avanço das fundações do novo viaduto que ligará os dois municípios.
A intervenção inclui ainda a construção de duas pontes sobre o Rio Atuba, novas calçadas, ciclovias, iluminação e drenagem. Duas faixas permanecem liberadas no local, e a previsão é de que o desvio siga até a conclusão das obras, estimada para setembro de 2026.
Essa obra integra o projeto do Novo Inter 2, um dos principais investimentos em mobilidade urbana da capital, com impacto direto para cerca de 181 mil passageiros por dia.
Com investimento superior a 68 milhões de reais, o projeto reúne intervenções em várias regiões da cidade e faz parte do PRO Curitiba, programa que concentra mais de 6 bilhões de reais em obras estruturantes previstas entre 2025 e 2028.
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