atenção, motorista!
Rua de Curitiba muda sentido nesta semana: veja qual
novidade
O pedágio eletrônico utiliza sensores instalados de identificar 100% dos veículos que passarem pelos pontos de cobrança. Entenda como vai funcionar a cobrança.
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, obteve junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a autorização para iniciar a implantação do primeiro pedágio eletrônico do Estado.
O modelo substitui as praças tradicionais por colunas com câmeras e sensores, que fazem a cobrança automaticamente quando o veículo passa pela estrutura.
Os aparelhos serão instalados em Lindoeste (BR-163), entre Pato Branco e Vitorino (PR-280) e em Ampére (PR-182), locais que já tinham praças de pedágio previstas contratualmente. O modelo terá arrecadação de tarifas fixas, conforme o contrato de concessão.
O novo sistema de pedágio eletrônico elimina as paradas nas praças, permitindo que os motoristas mantenham a velocidade da via. Isso garante mais agilidade nas viagens, além de reduzir o risco de acidentes, já que não há necessidade de mudar de faixa ou frear, conforme os estudos que embasam o projeto da concessionária.
LEIA TAMBÉM
Outros benefícios incluem economia de combustível, menor desgaste do veículo e redução da emissão de poluentes. A identificação dos veículos será feita por tags eletrônicas ou leitura de placas, o que assegura uma cobrança eficiente e automatizada.
O pedágio eletrônico utiliza sensores instalados nos pórticos capazes de identificar 100% das passagens — seja por meio da TAG (dispositivo eletrônico de arrecadação) ou pela leitura das placas.
Os equipamentos reconhecem características como altura, largura, comprimento e número de eixos rodantes e suspensos dos veículos.Com isso, o motorista poderá seguir pela via em velocidade constante, respeitando o limite da rodovia, sem precisar parar.
A tarifa poderá ser paga de duas formas:
A concessionária informou que novas sessões de operação e atendimento já foram abertas, e o sistema deve começar a funcionar gradualmente nos trechos definidos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS