ENTENDA

Praia do Sul do Brasil corre risco de ‘desaparecer’ com avanço do mar

A área está em situação de emergência.

desaparecepraia-de-santa-catarina
Foto: Reprodução/Instagram/@barra_velha

A Prefeitura de Barra Velha iniciou uma operação de emergência para conter a erosão costeira que ameaça a orla da Praia da Península, em Santa Catarina, na última segunda-feira (24).

A ação se concentra em um trecho de cerca de 150 metros da Rua Armando Petrelli, via que corre risco de colapso com o avanço da maré.

Situação de emergência foi decretada na praia de Santa Catarina

O trabalho é realizado com base no Decreto Municipal nº 2.262/2025, que declarou situação de emergência na área. 

A medida na praia de Santa Catarina permite a execução rápida das obras de contenção, que utilizam pedras de grande porte (matacões) para proteger a infraestrutura pública e as residências. 

LEIA TAMBÉM

A intervenção está sendo executada pela Secretaria de Obras, com equipe e maquinário próprios, enquanto a aquisição do material ficou a cargo da administração municipal.

A urgência da obra também se justifica pela importância estratégica da Rua Armando Petrelli, único acesso terrestre entre a Praia da Península, a Boca da Barra e os demais bairros da cidade. Um possível bloqueio deixaria moradores e turistas isolados.

Erosão em praia

Por mais que registros indiquem ocupação na região desde antes da emancipação de Barra Velha, em 1961, a erosão tem se intensificado nos últimos anos. O mar avança sobre a faixa de areia, alcançando a pavimentação e invadindo propriedades.

A Secretaria de Planejamento informou que o município não possui um programa oficial de monitoramento do avanço do mar. 

Para mais notícias da categoria turismo, acesse o Massa.com.br.