CIDADE SEM CARNAVAL?

Curitiba surpreende, arrasta 300 mil para as ruas e faz faturamento de bares disparar

A festa acontece desde 1999 e vem crescendo a cada ano.

Fanfarra de bloquinho no pré-carnaval de Curitiba.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Mesmo com as acusações de “cidade sem carnaval” Curitiba tem se destacado pela folia. As festas do Pré-Carnaval de Curitiba movimentam o turismo com o comércio, bares e restaurantes e rede hoteleira.

Pré-Carnaval de Curitiba movimenta comércio

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), cerca de 70% dos estabelecimentos do setor estimam um faturamento superior ao do ano passado, com projeções de aumento de até 50% no movimento.

LEIA TAMBÉM

O fenômeno é impulsionado pelo Pré-Carnaval de Curitiba, uma manifestação popular organizada por cerca de 30 blocos independentes que antecipam a folia e atraem entre 200 mil a 300 mil pessoas para as ruas do Centro Histórico.

Movimento cresce a cada ano

O movimento do Pré-Carnaval de Curitiba, que já soma quase três décadas, teve como precursor o tradicional bloco Garibaldis e Sacis, criado em 1999 para “aquecer” o curitibano para a festa.

Hoje, o cenário é diverso e atrai turistas de todo o país que buscam exclusividade e variedade. Além dos blocos de rua, Curitiba oferece alternativas como a Zombie Walk e o Psycho Carnival, opções que comprovam a vocação da cidade para múltiplos estilos de celebração.

Para a rede hoteleira, o reflexo é imediato, com as reservas da capital atingindo 70%. No Litoral do Paraná, a procura é ainda maior: os leitos ocupados chegam a 90% para o feriado de Carnaval..

Programação oficial da pré-folia

A programação oficial do Carnaval 2026 em Curitiba ocorre entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com os desfiles das escolas de samba na Rua Marechal Deodoro nas noites de sábado (14) e domingo (15).

Para quem não quer esperar, o último grande ato do Pré-Carnaval acontece neste domingo (8), com a saída do Garibaldis e Sacis no Paço da Liberdade.

Organizadores destacam que o evento é um motor de geração de empregos temporários e visibilidade para o Paraná, posicionando Curitiba ao lado de grandes metrópoles carnavalescas como Rio de Janeiro e São Paulo.

Para mais notícias da categoria turismo, acesse o Massa.com.br