CARREIRA TÉCNICA

Por que empresas disputam técnicos em mecânica com salários acima da média

Profissional atua da Indústria 4.0 à manutenção de equipamentos e tem 85% de empregabilidade após formação.

tecnico-em-mecanica-carreira-mercado
Foto: Divulgação

Seja para quem quer entrar no mercado industrial ou para quem pretende mudar de carreira, o técnico em mecânica voltou a ser uma das profissões mais estratégicas do país. E os números comprovam: no Paraná, 90,9% dos egressos de nível Técnico do Senai estão inseridos mercado de trabalho, índice 5% superior à média nacional, que é de 85,6%

A explicação é simples: indústrias de todos os portes precisam de profissionais que dominem desde o desenvolvimento de projetos mecânicos até a manutenção de máquinas e equipamentos de alta precisão.

Com a chegada da Indústria 4.0, a demanda só cresce, e a necessidade de profissionais devidamente qualificados, também.

O que faz um técnico em mecânica

O profissional formado nessa área atua em diversas frentes dentro de uma indústria. Ele pode atuar desde a criação e produção de peças de alta precisão até na manutenção preventiva em motores e grandes equipamentos industriais.

Mas o trabalho do técnico em mecânica também atua no desenvolvimento de projetos de ferramentas e novos produtos, além de participar do controle de qualidade dos processos produtivos e ser o responsável pela inspeção técnica de máquinas e equipamento mecânicos.

Ou seja, é um profissional que participa de toda a cadeia produtiva, do planejamento à execução.

Onde trabalha o técnico em mecânica

As oportunidades vão muito além das fábricas tradicionais. O técnico em mecânica pode atuar em setores como:

  • Indústria automobilística e aeroespacial;
  • Metalmecânica, siderúrgicas e termoelétricas;
  • Alimentos e bebidas;
  • Manutenção industrial em empresas de qualquer segmento;
  • Fábricas de máquinas e componentes mecânicos;

Nesse cenário de tantas oportunidades, o profissional versátil tem liberdade para escolher o setor que mais combina com seu perfil.

Tecnologia como diferencial

Com fábricas cada vez mais automatizadas, o técnico em mecânica precisa estar atento às novas tecnologias.

Dominar conceitos de Indústria 4.0, automação e sistemas digitais deixou de ser um diferencial e virou requisito básico. Por isso, cursos técnicos modernos já incluem disciplinas como Desenvolvimento de Sistemas de Automação Mecânica; Indústria 4.0; Tecnologia Mecânica e Fabricação Mecânica; e Desenvolvimento de Projetos.

Como se tornar técnico em mecânica

A formação técnica dura, em média, 18 meses e pode ser feita de forma presencial ou semipresencial, dependendo da instituição.

O Senai Paraná, por exemplo, está entre os cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e tem matrículas abertas para cursos técnicos.

Além da alta taxa de empregabilidade, o curso oferece formação prática e alinhada às demandas reais do mercado.

Empresas buscam profissionais que combinem conhecimento técnico com visão de processos, e com alta capacidade de adaptação a novas ferramentas.Para quem está começando, é uma janela de oportunidade clara: formação rápida, mercado aquecido e salários competitivos. Conheça mais oportunidades como essa no Blog do Senai aqui no Massa.com.br ou acesse o site do Senai Paraná para conferir todas as oportunidades.