Massa Empregos

Número de desempregados cai e Paraná tem 21,6 mil vagas

vagas-no-parana-taxa-desemprego
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Vagas no Paraná! O número de desempregados no estado caiu praticamente pela metade entre o 1° trimestre e o 2° trimestre de 2024.

No intervalo entre estes cinco anos e meio, as pessoas com mais de 14 anos aptas a trabalhar e que estavam sem ocupação no Paraná passaram de 550 mil para 279 mil, uma redução de 49,3%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No início de 2019, a proporção de desempregados em relação à força total de trabalho do Paraná era de 6%, caindo para apenas 4,4% ao final do primeiro semestre deste ano. No Brasil, a taxa de desemprego está em 6,8%.

VEJA TAMBÉM:

O índice paranaense não melhorou apenas pela reinserção de pessoas que estavam sem ocupação, mas também pelo ingresso de novas pessoas no mercado de trabalho.

Conhecidos como população economicamente ativa, o grupo é formado por pessoas acima de 14 anos, excluindo a população que não estava ocupada nem desocupada, como estudantes, aposentados, pessoas que realizam trabalho doméstico não remunerado e aqueles que, embora em idade de trabalhar, não procuraram emprego recentemente.

Vagas no Paraná: mais de 21 mil oportunidades

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com 21.687 vagas de emprego com carteira assinada no estado. 

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.661 oportunidades. Na sequência, aparecem os cargos de operador de caixa, com 742 vagas, abatedor, com 737, e faxineiro, com 737 oportunidades.

Quem está interessado em uma das vagas no Paraná precisa entrar em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Para evitar aglomerações e organizar o atendimento, a orientação é que os candidatos façam o agendamento online na Agência do Trabalhador.