registro histórico
Águia rara é filmada pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu: veja
ESTRELA DE QUATRO PATAS
O cachorro motoqueiro chama a atenção nas ruas de Curitiba!
Já viu um cachorro andando de moto? Na garupa do veículo, um Schnauzer de óculos colorido chama a atenção pelas ruas de Curitiba. Romeu, de apenas um ano e oito meses, já virou companheiro inseparável do contador Matheus Roberto Folador, de 34 anos. Juntos, eles passeiam pela cidade e compartilham as aventuras nas redes sociais.
Em entrevista ao Massa.com.br, Matheus contou como os passeios de moto com o cachorro começaram. “Eu tinha acabado de tirar a carteira de habilitação de moto e, como estava em processo de divórcio, pilotar era o que me deixava com a cabeça mais livre […] Ao invés de deixar o Romeuzinho em casa, eu decidi levar ele para passear. Foi quando eu fui buscar equipamentos para a gente ficar seguro e se divertir”, afirma.
O primeiro passeio de moto de Romeu aconteceu em janeiro de 2025. O tutor lembra que o cãozinho ficou quieto no começo, um pouco desconfiado da novidade. “Coloquei ele na moto e foi super divertido. Dei uma volta na quadra com ele e percebi que não iria dar problema. Aí fui aumentando os passeios”, lembra.
Matheus adotou Romeu em março de 2024, quando o cão tinha dois meses de vida. Desde então, a relação se tornou inseparável. Além do filhote, ele também é tutor de uma Schnauzer de 10 anos, que ficou com a ex-esposa.
“É a minha terapia passear com ele. É um momento de paz que a gente tem”, diz. “Eu gosto de atividade física, mas na academia não consigo estar com o Romeu. Na moto, consigo unir as duas coisas: faço algo que gosto e ainda estou ao lado dele.”
Romeu, por sua vez, já entende quando é hora de passear de moto: “Eu pego o capacete e ele já corre para a porta, cheira os equipamentos e o óculos que ele usa. Ele sempre vai preparado., diz Matheus.
Para garantir o bem-estar de Romeu, Matheus se preocupou desde o início em investir em equipamentos de segurança. O cachorro que anda de moto usa óculos para evitar o ressecamento dos olhos e um protetor de ouvidos específico para cães.
LEIA TAMBÉM
“Conforme a gente vai passeando, as pessoas vão dando dicas para a gente de como melhorar. É muito legal ver essa troca”, explica o tutor.
Entre os roteiros já percorridos estão o Parque Barigui, a Praça da Espanha e o Bosque do Papa. As aventuras, no entanto, só acontecem em dias de sol: “De chuva não dá para passear. Mas se tem sol no fim de semana, estamos sempre andando em Curitiba, conhecendo a cidade. A ideia é visitar todos os parques”, reforça Matheus.
Segundo Matheus, a motivação para compartilhar os passeios nas redes sociais veio da reação das pessoas. “Às vezes alguém está andando na rua, olha o Romeu na moto e abre um sorriso enorme. Ver alguém feliz dá uma satisfação muito boa”, conta.
Para Matheus, os passeios são mais do que um hobby: são parte da vida em conjunto com o cão. “Eu também levo o Romeu todos os dias para o trabalho. Nossa vida é praticamente inteira junta”, afirma.
E ele já faz planos para os próximos trajetos! “Quero rodar por todos os parques de Curitiba com ele. É muito bom ter essa companhia”, diz Matheus. Enquanto isso, Romeu segue na garupa, atraindo olhares curiosos e sorrisos por onde passa.
Quer ficar por dentro de notícias que envolvem a vida animal e o mundo dos pets? Acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Vida Animal
Novidade no Zoo
registro histórico
Resgate ao vivo