Desextinção?
Lobo-terrível: ciência dá vida a espécie extinta há 10 mil anos
Defesa Animal
Famílias que adotarem cães do CRAR terão atendimento gratuito e vitalício no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba.
Famílias que optarem por adotar cães resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR), em Curitiba, passam a contar com um benefício especial: atendimento gratuito, prioritário e vitalício no Hospital Veterinário Municipal.
A iniciativa foi anunciada na primeira semana de abril pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, atendendo a uma sugestão da vereadora Andressa Bianchessi (União), defensora da causa animal na Câmara Municipal.
A medida busca incentivar a adoção responsável e aliviar a superlotação do CRAR, que está com capacidade excedida após o resgate de diversos animais abandonados durante a desocupação da área da Britanite, há cerca de um mês.
LEIA TAMBÉM
A vereadora destacou que muitos desses animais acolhidos possuem sequelas ou limitações físicas, o que dificulta sua adoção. Com a garantia do cuidado veterinário gratuito por toda a vida, a proposta é quebrar a resistência de tutores em potencial.
O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, que realiza até 50 atendimentos diários, será responsável por oferecer os serviços de forma contínua aos cães adotados por meio do CRAR.
Além da assistência prioritária, o atendimento será vitalício, o que deve reduzir as preocupações com custos futuros e estimular ainda mais a adoção de animais em situação de risco.
A iniciativa recebeu apoio oficial da Câmara Municipal, por meio da aprovação de uma moção simbólica nesta terça-feira (8), reconhecendo a parceria entre Legislativo e Executivo. A proposta original foi registrada em 28 de fevereiro e acatada pelo Executivo municipal um mês depois.
Durante a sessão, Andressa Bianchessi também mencionou as emendas parlamentares do deputado Matheus Laiola (União-PR), que colaboram com a manutenção e funcionamento da unidade veterinária.
Descoberta Marinha
Animais em situações precárias
Desextinção?
Renovação da vida