Lontra-gigante

Filhotes de ariranhas são registrados pela primeira vez em usina hidrelétrica

Desde 1999, a espécie está classificada como vulnerável à extinção pelo Ministério do Meio Ambiente

filhote-ariranha
Foto: Reprodução/Instagram/@uhebelomonte

Filhotes de ararinhas foram registrados pela primeira vez na área do Reservatório Intermediário da Usina Hidrelétrica Belo Monte (PA), por câmeras de monitoramento da fauna 

O vídeo foi captado por câmeras camufladas instaladas como parte do projeto de monitoramento ambiental da Norte Energia. 

De acordo com o SBT News, o flagrante foi celebrado pelos biólogos, já que os animais são extremamente sensíveis à presença humana, especialmente durante o período reprodutivo, e mostra um importante indicativo da recuperação e preservação do ambiente local. 

LEIA TAMBÉM

Filhotes de aririnhas são flagrados pela primeira vez em usina

Os filhotes de ararinhas foram flagrados no interior de uma área de preservação permanente, com acesso restrito, localizada no reservatório artificial de 119 km² formado pela usina.

Segundo o SBT News, por ser extremamente sensível à presença humana, especialmente durante o período reprodutivo, o flagrante foi celebrado por biólogos como um importante indicativo da recuperação e preservação do ambiente local. Desde 1999, a espécie está classificada como vulnerável à extinção pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).