ACHO QUE VI UM GATINHO?!

Onça parda dá passeio em sítio no Paraná e apavora moradores

Animal foi resgatado por equipe ambiental após denúncias de moradores e devolvido à natureza em segurança. Felino é comum em áreas rurais e florestas.

onca-parda-parana
Foto: Divulgação/IAT Maringá

Uma onça-parda foi capturada e devolvida à natureza no interior do Paraná nesta sexta-feira (23), após moradores de um sítio em Marialva, no Noroeste do estado, relatarem o possível ataque a animais da região.

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) confirmaram a presença do felino no local e instalaram uma armadilha para garantir uma captura segura.

LEIA TAMBÉM

 O animal foi resgatado uma semana após a instalação do equipamento, durante a madrugada.

Onça-parda foi solta após avaliação

A onça-parda (Puma concolor) foi examinada pelos técnicos e, como não apresentava ferimentos, foi imediatamente reintroduzida em seu habitat natural.

Veja abaixo o vídeo da onça-parda resgatada no Paraná:

Esse tipo de felino, também conhecido como suçuarana ou leão-baio, tem comportamento solitário, hábitos noturnos e se alimenta de pequenos mamíferos e aves. Sua pelagem é acastanhada, com a região ventral mais clara.

A onça parda é altamente adaptável e pode habitar florestas, áreas montanhosas e regiões áridas. Seu tamanho e peso variam conforme a localização geográfica.

Além disso, são animais territorialistas, e sua presença em áreas rurais costuma gerar preocupação entre moradores.

Como denunciar casos com animais silvestres

Quem se deparar com animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro, pode fazer a denúncia à Polícia Militar do Paraná ou à Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT).

Outra opção é fazer a denúncia anônima pelo telefone 181, mas é importante dar detalhes precisos de onde há a denúncia e o que aconteceu com o animal.

A polícia reforça: quanto mais detalhes forem fornecidos, melhor será a apuração do caso e mais rápido será o atendimento.