registro histórico

Águia rara é filmada pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu: veja

Vídeo inédito mostra uiraçu no Parque Nacional do Iguaçu, reforçando a presença da espécie ameaçada de extinção no Paraná.

parque-nacional-do-iguacu-uiracu
Foto: Projeto Onças do Iguaçu

Um registro histórico foi feito no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Pela primeira vez, um uiraçu (Morphnus guianensis) foi registrado em vídeo no local.

Uiraçu é flagrado no Parque Nacional do Iguaçu

A ave de rapina, ameaçada de extinção e considerada uma das mais raras das Américas, foi capturada por uma armadilha fotográfica instalada para monitorar a fauna da região.

Segundo os técnicos do Projeto Onças do Iguaçu, o animal provavelmente estava caçando no momento do flagrante, o que explica sua presença no solo. Veja:

Importância do registro para o parque

O uiraçu, que habita áreas de mata fechada e pouco alteradas, é extremamente difícil de observar. Antes deste vídeo, havia apenas um registro fotográfico em 2022, quando a ave foi vista caçando um gambá no Parque Nacional do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM

O uiraçu, também chamado de uiraçu-falso, falsa-harpia ou falso-gavião-real, se assemelha à harpia, maior águia brasileira. Apesar dos nomes, a espécie não é “falsa” e impressiona por sua imponência, sendo a segunda maior águia do Brasil.

Quer ficar por dentro de outras notícias que envolvem a vida animal e o mundo dos pets? Acesse o Massa.com.br.