Origem animal

Chimpanzés curam feridas com plantas naturais e dão pista para medicina

Observar o uso de plantas por chimpanzés pode abrir novas possibilidades para a investigação de substâncias naturais com propriedades terapêuticas

plantas-medicinais
Foto: Elodie Freymann/Universidade de Oxford

Alguns chimpanzés foram flagrados limpando feridas e aplicando plantas medicinais, tanto em si quanto em outros membros do grupo. O vídeo foi gravado por cientistas da Universidade de Oxford. 

O comportamento foi visto na Floresta de Budongo, em Uganda, foi essencial para que os pesquisadores descobrissem novas plantas medicinais. A equipe internacional e pesquisadores locais documentaram o que pode ser considerado uma forma primitiva de cuidado médico.

De acordo com o portal SBT News, durante quatro meses de observação de duas comunidades de chimpanzés, os cientistas registraram ações como lambedura de feridas, estancamento de sangue, compressas com folhas e aplicação de plantas mastigadas.

LEIA TAMBÉM

“Ao documentar como os chimpanzés identificam e utilizam plantas medicinais e prestam cuidados a outros indivíduos, obtemos insights sobre os fundamentos cognitivos e sociais dos comportamentos humanos voltados à saúde”, afirmou Elodie Freymann, pesquisadora da Universidade de Oxford e líder do estudo.

Chimpanzés usam plantas medicinais para tratar feridas

Segundo a pesquisadora, os chimpanzés tratam as feridas com diferentes estratégias, como: lambedura direta da ferida, que pode ter efeito antimicrobiano devido à saliva; lambedura dos dedos seguida de compressão sobre o machucado; aplicação de folhas inteiras ou mastigar sobre os cortes. 

As plantas utilizadas pelos animais foram identificadas e análises laboratoriais comprovaram que a maioria possui propriedades antibacterianas ou anti-inflamatórias. A descoberta sugere que os chimpanzés reconhecem e selecionam intencionalmente os vegetais com potencial de cura. 

Para os pesquisadores da evolução, essas informações oferecem pistas sobre a origem e o desenvolvimento de comportamentos empáticos e de cuidado entre os primatas. No campo da farmacologia, observar o uso de plantas por chimpanzés pode abrir novas possibilidades para a investigação de substâncias naturais com propriedades terapêuticas.