Vida Animal
Suplementação pode ser grande aliada na saúde dos pets durante inverno


Assim como os seres humanos, os animais podem usar a suplementação para aumentar a imunidade e resistência. Com a chegada do inverno, cuidar da saúde dos pets é mais recomendado ainda.
“Os animais, assim como os humanos, possuem necessidades de suplementação. Por exemplo, um animal que dorme para fora de casa durante o inverno, por mais que use roupas, tenha uma casinha com coberta e esses cuidados básicos, sofre o risco de ver sua imunidade baixar drasticamente. Neste momento, entrar com uma suplementação alimentar é fundamental”, explica o médico veterinário Antônio Roberto Bacila.
Portanto, durante o inverno esse cuidado precisa ser redobrado, afinal, os pets ficam mais suscetíveis a infecções. Entre as doenças mais comuns no período de frio, está a cinomose. O vírus, que é letal se não identificado logo no início, pode ser confundido com um simples resfriado, no entanto, durante a evolução da doença, apresenta sinais que vão desde problemas respiratórios até neurológicos.
“Essa é uma doença que acomete muito os filhotes de cães e que é mais comum encontrarmos do inverno pois o vírus se conserva no frio. Um animal que é vacinado e suplementado dificilmente vai contrair esse tipo de vírus e, mesmo que contraia, terá uma recuperação muito mais rápida”, explica o veterinário, que também é fundador da Organnact, empresa especialista em suplementação animal.
Diversos são os suplementos que podem auxiliar nesse processo, mas o ideal é procurar aqueles que já são mais completos. “Hoje existem muitos produtos no mercado, no entanto, é importante atestar a qualidade daquilo que vai oferecer. O mais adequado é consultar sempre com um veterinário ou, pelo menos, contar com o atendimento dos profissionais de pet shop, clínicas, agropecuárias e aviários, que recebem treinamentos na hora de indicar o melhor suplemento para cães ou gatos”, alerta Bacila.
Na empresa do veterinário, o carro-chefe da suplementação é o Compplet Mix, suplemento vitamínico que oferece 39 nutrientes para cães e gatos.
Betaglucana: grande aliado no aumento à resistência
Na hora de encontrar o suplemento mais adequado, a orientação é associar a validação científica, o conhecimento e também buscar um profissional adequado.
Por exemplo, estudos científicos vêm associando o uso da betaglucana no auxílio da resistência contra doenças frequentes em animais idosos, inclusive tumores. Além disso, esse nutriente, quando ingerido, pode agir sobre a imunidade, melhorando funções no organismo e aumentando a produção de anticorpos. “As betaglucanas são polissacarídeos encontrados na parede celular de leveduras, fungos, bactérias e grãos. De uma forma mais simplificada, a maneira pela qual atuam no organismo do animal aumenta a produção de células de defesa, atuando de forma benéfica contra agentes infecciosos”, complementa o veterinário.
Há outros estudos que comprovam a eficácia desse componente, como é o caso do apresentado no Congresso Europeu da Sociedade Veterinária e Nutrição Comparativa por Verbrugghe e outros cientistas em 2012 que verificaram que após a administração de suplementos com betaglucana em gatos que apresentavam gengivite, o quadro de inflamação foi significativamente reduzido.