UM MAIS FOFO QUE O OUTRO
Que tal adotar cachorro resgatado de maus-tratos? Veja cães em Curitiba!
VEREADORES APROVARAM
Os vereadores de Curitiba aprovaram, sem nenhum voto contra, o projeto de lei para que a população possa levar seus bichinhos em caixas de transporte no ‘busão’
O projeto de lei que torna permitido transportar cães e gatos em ônibus de Curitiba foi aprovado hoje na votação em segundo turno da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), repetindo o feito de ontem, quando a votação em primeiro turno teve aprovação unânime, sem votos negativos.
Isso ainda não significa que a capital paranaense tem uma lei para transportar cães e gatos em ônibus, terminais e estações-tubo.
LEIA TAMBÉM
Para o projeto se tornar lei municipal, agora ele precisa ser sancionado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Esta é a etapa que começa agora. Se liberada pelo Executivo, a nova lei entrará em vigor dentro de 60 dias após ser publicada no Diário Oficial do Município.
A proposta, de autoria do vereador Tico Kuzma (PSD), deve alterar a atual lei municipal 12.597/2008, que define a organização do transporte coletivo de Curitiba. Com a nova lei, o transporte de pets será incluído entre os direitos dos usuários do sistema.
Quem quiser transportar pets nos ônibus da cidade, deverá respeitar as seguintes regras:
Também não será possível transportar animais ilegalmente, como aqueles proibidos pela legislação ambiental.
Vale notar que a informação anterior era a de que seriam permitidos animais pesando até 15 quilos, mas este peso foi reduzido para 12 kg no texto que foi aprovado na Câmara.
A única exceção à regra das caixas de transporte são animais de micro porte, pesando menos de cinco quilos. Gatinhos e cachorrinhos pequenos poderão ser levados em bolsas, sacolas ou mochilas, desde que elas sejam adequadas ao porte do pet.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Vida Animal
Novidade no Zoo
registro histórico
Resgate ao vivo